Projeto Festa Junina

boca do palhaço

Ah eu adoro a época das festividades juninas!  Ainda mais quando se tem tanta coisa diferente para se fazer, como decoração, danças típicas, correio elegante e é claro, os deliciosos pratos típicos.

Quando falo sobre a festa junina, sempre desenvolvo o projeto com pelo menos 1 semana. Como gosto de “dividir” a festa em etapas, preciso de pelo menos 1 dia para cada uma dessas divisões: Decoração da sala, culinária ( faço algum prato típico), músicas típicas (quadrilha e a dança que faremos no dia de nossa festa junina aberta a comunidade), Trajes típicos ( roda de conversa e atividades de desenho e pintura) e as brincadeiras típicas ( roda de conversa e faço sempre a pescaria).

enfeite sala de aula

Para a decoração da sala:  Sempre utilizo fotos para a roda de conversa, onde falo sobre a parte da decoração da festa junina. Gosto de falar na roda sobre o porque destes enfeites, além de utilizar uma aula de artes para confecção das bandeirinhas.

Além das bandeirinhas, também gosto de confeccionar com as crianças o Balão de origami e a lanterna de papel.Para o balão, gosto antes de contar a história “fogo no céu”, que fala sobre como um balão caiu na floresta e o que causou aos animais; Com relação a confecção das lanternas, gosto de utilizar os riscos para treinar o corte com tesoura e mostrar o porque das lanternas ( contar sobre antigamente onde não se tinha a luz elétrica e as pessoas utilizavam lanternas ou lamparinas.)

culinária junina

Para a culinária: Com a roda de conversa , mostro as fotos e falo sobre os pratos típicos ( principalmente explicar sobre o fato da maioria dos pratos terem o milho como base, por ser época de colheita), além de fazer uma culinária ( faço sempre a pipoca doce ou a receita de pé de moça que não vai a fogo).

quadrilha

Música: As crianças tem o contato com algumas músicas típicas, porém recomendo as músicas Baião ( Luiz Gonzaga) e De onde vem o baião (Gilberto Gil); as músicas Xote das meninas (lLuiz Gonzaga) e forró do ABC ( Moraes Moreira). Também vou deixar aqui pra vocês  as músicas que tenho gravadas no CD que sempre utilizo, porém não tenho os nomes;

Também gosto de brincar com as crianças utilizando a quadrilha tradicional para apresentar os passos tradicionais, mas sem pressão para fazerem corretamente. Faço o túnel, a o caracol, o cumprimento, e outros mais que as crianças gostarem. E é claro, ensaiamos para a apresentação no dia da festa, mas sempre escolhemos uma música mais simples devido a faixa etária das crianças ( Não gosto muito de sobrecarregar as crianças com muitos dias de ensaio e muitos passos elaborados, afinal o objetivo é diversão e não obrigação)

brincadeiras

Brincadeiras: A roda de conversa com a fotos das brincadeiras que a escola tenha ou que será feita no dia da festa; conversamos como são feitas e sobre suas regras;  depois faço juntamente com as crianças uma brincadeira, preferencialmente a pescaria, pois cada criança pode levar sua varinha de jornal e seu peixinho e brincar de pescar.

Ah também gosto de fazer um correio elegante para troca entre as crianças, com desenhos feitos por eles para presentear as pessoas que eles gostam.

trajes típicos

Trajes típicos: Na roda, comentar sobre os trajes típicos e as maquiagens típicas; sempre comentando do porque elas são feitas. Aproveito para dar 2 atividades de desenho e pintura, sendo a primeira a menina e o menino com trajes típicos, sem o desenho do corpo, apenas as roupas, para que a criança complete com a cabeça, braços e pernas; a segunda atividade é o desenho de um rosto em tamanho grande de menina e outro de menina, onde as crianças completam com as olhos, nariz e boca, além de desenhar sobrancelhas, pintinhas e bigodes.

Como o projeto é grande e bastante detalhado, irei detalhá-lo ,dividindo em posts. Caso vocês tenham interesses nas atividades, nas músicas, receitas típicas , colocarei os links e os moldes para downloads durante esta próxima semana.

Encontrei um site http://www.yoki.com.br/festa-junina/, onde você encontra tudo para festa junina, com decoração (vídeos), brincadeiras( vídeos), culinária (receitas) e muitos outros tópicos relacionados a festa junina, recomendo!

Encontrei também na revista educação infantil ANO VI nº 53 um projeto completo sobre a festa junina. Este projeto consta com objetivos e várias atividades divididas, sendo a primeira sobre a origem das festividades, explicando sobre a festa e sem se esquecer de conversar sobre o respeito a todas as religiões.

A segunda atividade é sobre ilustrações e decorações, onde as crianças fazem desenhos e os utilizem como decoração.

A terceira atividade é sobre a preparação dos enfeites, onde se concentra na confecção das bandeirinhas; faz-se em equipes e aproveita-se para conversar sobre o trabalho em equipe.

A quarta atividade se concentra na dança típica junina, além dos ensaios para o dia da apresentação. Para finalizar é só aproveitar o dia da festa e curtir tudo o que foi preparado.

Um grande abraço a todos !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s