Cachorrinho de Feltro

cachorrinhos de feltrocachorrinho de feltro de perfil

Estava navegando na internet para ver se encontrava sugestões de presente para os aniversários dos meus alunos, quando me deparo com os animais em feltro. Devo admitir que tenho me apaixonado pelo feltro a algumas semanas e achei interessantíssimo as sugestões de criação de bonecas e bonecos diversos feitos deste material.

Para começar você não precisa de nada muito caro, pois o feltro é barato, as linhas são mais baratas ainda e a agulha então nem se fala; também não há necessidade de ter máquina de costura, pois neste caso tudo será feito a mão. Precisa ter um pouco de paciência, mas se vocês gostam de artesanato tanto quanto eu, vocês irão adorar esta sugestão.

Como já havia dito anteriormente, precisava de uma sugestão para fazer os presentes de aniversário das crianças. Como se recuso a dar presentinhos de plástico das lojas, prefiro fazer eu mesma. Precisava de alguma coisa que fosse unissex, com molde já pronto, que não tivesse de costurar braços e pernas separados ( serão 17 presentes ! ) e que fosse simples de executar. Acabei por encontrar um lindo modelo de cachorro, simples mesmo,porém com a tridimensionalidade que eu queria ( para parecer de verdade ! ).

Aqui estão algumas fotos. Mesclei o feltro com o EVA ( usei EVA nos olhos, no nariz e na coleira)

cachorrinho de feltro- detalhe da coleirinha

cachorrinho de feltro- detalhe da barriguinha

Para confeccionar, basta recortar no tecido a quantidade de partes recomendada pelo molde ( 2 corpinhos, 2 barriguinhas e 1 parte para a frente da cabeça). Eu iniciei costurando as duas partes da barriga e deixei de lado por enquanto. Costurei então a parte da cabeça do corpinho com a parte frontal da cabeça ( aquele molde pequeno que parece uma espada). Costurei em seguida a parte das costas e do rabinho do cachorro, parando próximo ao local indicado no molde ( no meio do bumbum, por onde será feito o enchimento posteriormente). Costurei então a barriga com as patinhas. Fiz o enchimento e fechei o cachorrinho.

Caso vocês tenham dificuldade em fazer me avisem , porque gravarei um vídeo e tirarei fotos detalhadas do passo a passo.

O molde que utilizei está aqui: http://www.redtedart.com/2013/01/18/free-dog-patterns-scottie-door-stop/

Para saber qual ponto utilizar para fechar o cachorro:  https://www.youtube.com/watch?v=MEZAMhzO-vc

Para fazer o enchimento do cachorro, utilizar manta silicionada para enchimento.Encontrada em lojas de armarinhos.

Valores aproximados: Feltro – 9,00 o metro; agulhas : 2,00 com 20 unidades; Manta siliconada: 18,00 com 1 kilo; linhas de bordado : de 1 a 1,40 o maço ( dá pra muitos cachorrinhos). Com 1 metro de feltro marrom pude confeccionar 11 cachorrinhos; com 30 cm de feltro bege pude confeccionar 16 barriguinhas e o enchimento de cada cachorrinho deve ter ficado entre 80 e 150 gramas.

Apenas uma observação: Os meus cachorrinhos foram reduzidos em 25% com relação ao molde original ( ficaram um pouco menor), ou seja peguei o molde original (100%), fui até uma papelaria e pedi para reduzir para 75% o meu molde.

Um grande abraço a todos !!!!!!

Deixe um comentário