Brincadeira ” A galinha , os pintinhos e o lobo”

5184Continuando com as brincadeiras folclóricas, me lembrei de uma atividade que fiz a algum tempo e que tenho muita vontade de retomá-la. Quando foi feito o projeto anual do folclore, tínhamos 2 ou 3 meses para nos dedicarmos exclusivamente as brincadeiras, o que me permitiu fazer as brincadeiras no pátio da escola e depois realizar a parte artística de cada brincadeira.

A realização da atividade artística me forneceu um feedback das crianças com relação a compreensão das regras e objetivos de cada brincadeira. Esta idéia veio de um livro muito interessante chamado “Brincar, jogar, cantar e contar”, de Theodora Maria Mendes de Almeida,  do qual falarei depois.

Uma das brincadeiras que mais gosto deste livro é o da galinha, os pintinhos e o lobo. Nesta brincadeira, é decidido por sorteio quem será a galinha e quem será o lobo e as demais crianças serão os pintinhos. Então faz-se de conta que chega a noite e a galinha chama seus filhinhos para o galinheiro. Os pintinhos tem medo porque o lobo está por perto, mas a galinha diz que eles alcançarão o galinheiro se forem rápidos . Então a galinha vai chamando cada pintinho pelo nome, um de cada vez.. Os pintinhos vem correndo para fugir do lobo. Se o lobo conseguir pegar, leva o pintinho para a caverna, do contrário ficarão seguros no galinheiro com a mamãe. O objetivo da brincadeira é ficar com o maior número de pintinhos e o nesta brincadeira são trabalhados os conteúdos de mais e menos.

Um grande abraço a todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s