Jogos com cores e sequência

Com crianças de 3 a 4 anos, é comum que nós professores trabalhemos com cores. Ficamos o ano todo frisando nomes e relembrando as crianças seus nomes e identificação através de histórias e atividades das mais diversas. Então porque não ensinarmos as cores juntamente com a aprendizagem de sequência. Para explicar melhor, mostrarei algumas sugestões abaixo:

1- Sequência e cores com palitos de sorvete coloridos

palitos de sorveteÉ simples de ser usado. Imprimi-se os desenhos em sulfite comum e mande plastificar. Pegue os palitos de sorvete e coloque-os em uma vasilha de água com corante ou pinte-os com tinta guache. Pode guarda-los em sacolinhas tipo ziploc ou em uma caixinha como a da foto. Para fazer o download dos cartões coloridos, vá ao link abaixo: https://learnymclearnerton.wordpress.com/printables .
Este jogo, além de cores e sequência também é um quebra-cabeça !

Caso queiram os cartões no tamanho grande (suficiente para a criança colocar o palito sobre a figura, faça o download aqui: http://blog.theconnectionweshare.com/wp-content/uploads/2014/03/Matching-Game-for-Kids.pdf

2- Este segundo jogo também pode ser utilizado com muita facilidade. Você precisa ter os cartões com a sequência das figuras geométricas coloridas para modelo; também precisa de cartões do mesmo tamanho do modelo, mas apenas com as divisões e velcro; e por último as figuras geométricas cortadas uma a uma e com velcro colado atrás de uma por uma. Infelizmente não consegui encontrar mais o blog de onde este modelo veio, mas acredito que não deva ser difícil fazer usando a tabela do word.

sequência com figuras geométricas3- Caso vocês gostem de utilizar materiais que utilizamos normalmente em sala de aula (legos, por exemplo) e materiais como sucatas, aqui vai mais uma sugestão do blog , que utiliza lego e também EVA para fazer as sequências; e para guardar, utiliza-se a própria caixa do ovo!

Clique para acessar o Matching-Game-for-Kids.pdf

sequencia com caixa de ovo e legosequencia com caixa de ovo e eva

4- Também encontrei um jogo que com certeza é uma excelente forma de iniciar sequência com os mais pequenos. Trata-se do desenho de uma centopéia, que possui seu corpo feito por círculos de diferentes sequências. Não tem como fazer o download, pois este modelo vem de uma revista americana, porém ela pode ser feita no paint ou usando círculos de papel, EVA ou etiquetas redondas. O pompom pode ser uma excelente sugestão, porém podemos utilizar círculos de EVA para a atividade.

centopeia para sequenciaUm grande abraço a todos!

15 comentários sobre “Jogos com cores e sequência

    • Olá Ana Paula, tudo bem? Infelizmente não tenho o download no meu computador, e verificando hoje os sites que indico para download, apenas consegui o arquivo da primeira atividade (as dos palitos de sorvete coloridos, pois aos outras duas não existem mais). Não sei você conseguiu imprimir este do palito, caso negativo me avise que te mando por e-mail com prazer. Um grande abraço.

      Curtir

    • Olá Aline. Infelizmente este link já está desatualizado, mas consegui te enviar por e-mail alguns modelos de cartões para que você possa fazer o download, ou quem sabe se inspirar para fazer o seu. Um grande abraço.

      Curtir

    • Olá Alejandra, não confecciono as atividades, apenas cito os links onde você poderá encontrar essas atividades, muitas delas com opção para fazer download no site original. Estou com um projeto de confeccionar essas atividades para uso meu em sala de aula e quando tiver os moldes posso disponibilizar para vocês aqui no blog. Um grande abraço

      Curtir

Deixe um comentário