Brincadeiras para a Páscoa

Muitas brincadeiras tradicionais que envolvem o coelho podem fazer parte das aulas de movimento. As brincadeiras são interessantes e podem ser realizadas com utilização de materiais simples e baratos.

A caça ao coelho

073e177f1ab1475c967a6f67b18c64ab

Iniciamos a brincadeira com uma carta gigante do Coelho da Páscoa dizendo que ele está na escola fazendo uma entrega especial ( bombons, ovinhos, chocolate, pão de mel). Nesta carta o coelho nos conta que esteve na sala de aula, mas que agora foi para o lugar onde, por exemplo, as crianças comem o almoço. As crianças respondendo “refeitório”, iremos ate o refeitório, onde as crianças encontrarão o outro recado do coelho, levando assim a um terceiro lugar.

Vocês podem utilizar 4 ou 5 lugares diferentes ( recomendaria 5 lugares diferentes, sendo o último o local onde a professora deixou os presentinhos de páscoa). As crianças adoram quando percebem que o coelho deixou para elas este presentinho.

Corrida de Nariz

Divide-se as crianças em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo será então um time. Os times devem ficar atrás de uma linha divisória ( linha de partida), e no centro do local desenha-se um círculo de mais ou menos 50 cm de diâmetro. Para a primeira criança de cada time, será dado um ovinho de chocolate ( ou de isopor ). Para começar o jogo, após ouvir o sinal combinado ( por exemplo ouvir o apito), a primeira criança de cada time ajoelha-se e começa a mover o ovinho até o círculo desenhado usando apenas o nariz.Vence a equipe que conseguir colocar primeiro o ovinho do último aluno do time.

Coelhinho sai da toca

O professor deve utilizar bambolês (caso não tenha este recurso,  pode-se desenhar os círculos no chão) e espalhá-los pelo chão, na mesma quantidade do número de crianças. Cada criança deve ficar dentro de um bambolê. Quando ouvirem o professor falar “Coelhinho sai da toca”, as crianças devem trocar de toca. A cada rodada um bambolê deve ser retirado, então as crianças deverão dividir suas tocas até que sobrem apenas 1 ou 2 tocas (depende do número de crianças participando).

Existe a versão tradicional da brincadeira, onde coloca-se o número total de bambolês com 1 unidade a menos do que os participantes. Assim sempre terá um coelhinho sem toca, que deverá ficar no centro e tentar pegar a toca de outra criança.Veja abaixo algumas fotos e um vídeo explicando melhor a brincadeira.

Para ver algumas fotos, visite o endereço http://migre.me/pcjDW

Para ver um vídeo da brincadeira tradicional:  https://www.youtube.com/watch?v=7I74T3b6v-w

Salto do Coelhinho

O professor precisa desenhar no chão uma linha, onde todas as crianças ficarão. Paralela a esta linha,usando uma barbante bem comprido,o professor deve representar uma linha paralela a primeira. As crianças deverão pular de uma linha a outra como se fossem coelhinhos. O professor poderá aumentar a distância entre as linhas apenas mudando o barbante de lugar. A distância deverá ser aumentada conforme o nível motor de cada turma.

Caça aos ovos

Os professores precisarão de ovinhos de chocolate. Uma quantidade de ovos é escondida em diferentes locais da escola ou da casa. As crianças terão um tempo programado ( 10, 15 minutos) para procurar os ovos e trazê-los até o local indicado ( uma cesta ou sacola). Cada criança receberá um mapinha com indicações dos lugares onde existem os ovos escondidos ou pode-se fazer em equipes utilizando locais diferentes para cada time. Quando todos os ovos forem achados, deve-se dividi-los igualmente entre as crianças.

Um grande abraço a todos !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s